domingo, 3 de abril de 2011

Senso Comum Vs Conhecimento Científico

Conhecimento do Senso Comum



        - Método informal que consiste na passagem de informação de geração em geração, servindo, mais tarde, para formular conclusões relativamente estáveis e que se exprimem via oral, na maioria das vezes.

            Ao longo da nossa vida quotidiana necessitamos de um conjunto vasto de informações que nos permitem viver autonomamente. Por exemplo, temos que saber como estar sentada na mesa durante uma refeição, saber como nos comportarmos em determinada situação e com os outros, saber respeitar as filas de espera e os mais velhos, saber estar numa apresentação de trabalho, etc.
            O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que o homem leva em sociedade: hábitos, costumes, práticas, tradições, regras de conduta, etc. É um saber informal, muito simples e superficial, que ocorre de uma forma espontânea, através do contacto com os outros, com as situações e com os objectos que nos rodeiam.

            Apesar de ser de fácil compreensão e imprescindível para o ser humano, o senso comum não é suficiente para nos compreendermos e ao mundo que nos rodeia. É necessária uma reflexão sobre o que o senso comum nos diz, aparências, e a realidade em que vivemos.
            Mas, esta distinção entre aparência e realidade, da qual não nos podemos libertar devido à nossa natureza, está dependente da diferença que existe entre o conhecimento sensível e o conhecimento racional.
Não é possível questionar uma força irrefutável, algo que está comprovado cientificamente, mas é possível ajustar o senso comum ao conhecimento científico.
Assim, alcançamos os conhecimentos segundo a realidade e não através das aparências, isto é, estímulos reais (razão) e não fictícios (sentidos).
Concluindo, o conhecimento de senso comum está presente em todas as sociedades e indivíduos, sendo plural, surgindo de geração em geração e cada sociedade adoptar as suas histórias relativamente a determinado assunto, isto é, varia de sociedade para sociedade e modifica-se com os tempos.

            Este conhecimento abrange dois princípios: sociabilidade – acordo mínimo exigível para que uma sociedade funcione como tal - e equilíbrio – sujeição do indivíduo às normas de vida colectiva (essencial para a sociedade), assinalando uma passividade inerente e indispensável face às exigências e pragmáticas da vida.
            Para terminar, o senso comum é fruto de uma aprendizagem e educação que espontânea e institucionalmente recebemos enquanto membros de uma sociedade.



Conhecimento Científico

- Conhecimento racional sobre a natureza das coisas e/ou condições da sua existência.

Objectivo: produzir saber e conhecimento

Senso comum vs. Ciência

S.C. – Baseado nos sentidos; representa a fase conservadora do conhecimento.
C.   – Procura a compreensão daquilo que os sentidos mostram (mostram-nos que as coisas não são exactamente o que os sentidos revelam); representa a parte dinâmica do fenómeno que faz o conhecimento evoluir.
 
Ciência e tecnologia são conceitos distintos. A tecnologia está relacionada com o senso prático da ciência; quando apresenta as suas novas aplicações não gera grandes confusões. Pelo contrário, sempre que a ciência apresenta uma nova teoria é imediatamente alvo de críticas e revoltas em torno dela (exemplo: quando Darwin afirmou que o ser humano era descendente dos macacos).