- a cabeça representa ¼ do comprimento total do corpo;
- não tem equilíbrio;
- os olhos têm metade do tamanho final;
- o corpo representa1/20 da estrutura final do adulto.
- é variável;
- os meninos têm, geralmente, 4% superior ao das meninas;
- as crianças que nascem com baixo peso conseguem aproximar-se das curvas de crescimento dos recém-nascidos normais, mas não igualá-los.
Desenvolvimento motor
· Processo contínuo que começa com a vida (concepção) e a acompanha sendo agente de modificações e aquisições.
1. Período germinal
– da concepção à primeira semana;
- este período tem um significado psicológico, social e biológico, quer para a criança, quer para a família.
2. Período embrionário
– da segunda semana ao segundo mês;
- formação da maioria dos principais sistemas do corpo e caracteriza-se para um rápido crescimento e desenvolvimento dos sistemas;
- este período é muito vulnerável à influência de factores como doenças maternas, uso de medicamentos e drogas.
3. Período fetal
- das oito semanas ao fim da gravidez;
- crescimento do corpo (influenciado pelos princípios do desenvolvimento: céfalo-caudal, próximo-distal e acção concentrada para específica) e aperfeiçoamento dos órgãos e sistemas em funcionamento.
Desenvolvimento sensorial
· Constituído pelos cinco sentidos:
1. Paladar – parece ser o sentido mais apurado à nascença, pois os bebés têm-se mostrado capazes de distinguir o sabor doce do amargo;
2. Audição – alguns bebés respondem aos sons quase imediatamente após a nascença, outras apenas após alguns dias;
3. Olfato – estudos provam que os bebés sentem o cheiro do leite quase desde o nascimento;
4. Visão – desenvolve-se mais lentamente; o recém-nascido consegue focar, à nascença, a uma distância de 25cm, sendo possível ver a cara da mãe a amamentar;
5. Tacto – este sentido é funcional desde o momento do nascimento, embora aumento a partir dos primeiros dias ou semanas após o nascimento; os recém-nascidos são sensíveis ao ritmo (embalar, palmadinhas no rabo, etc)
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