sexta-feira, 1 de julho de 2011

A crise da Meia Idade é um mito?

Segundo cientistas, a ideia de que quando as pessoas entram na meia-idade ficam depressivas, arranjam casos e gastam todo seu dinheiro em carros desportivos por causa de uma “crise” relativa à idade, é um mito.
O termo “crise de meia-idade” foi criado há 40 anos atrás pelo psicólogo Elliot Jaques. Para ele, quando as pessoas chegavam aos 35 anos (a expectativa de vida da época era 70 anos) a qualidade de sua vida diminuía e isso causava reacções extremas.
Mas, actualmente, uma pesquisa que entrevistou 1500 “quarentões” mostrou que eles estão satisfeitos e se sentem mais felizes e realizados do que há 20 anos atrás. Apesar dessa pesquisa ter sido feita, por enquanto, somente no ocidente, os cientistas acham que o mesmo se aplica para os orientais.
De acordo com os pesquisadores, a ideia de “meia-idade” vem do passado, quando a expectativa de vida era menor, a educação precária e a sensação de perda que acontecia nessa idade maior. Agora os quarentões estão mais felizes, conhecem-se melhor e gostam do mundo no qual vivem. Na verdade, os especialistas aconselham que é uma óptima hora de realizar novos projectos. Afinal, se é um quarentão ou um cinquentão, tem experiência e muito tempo pela frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário