quinta-feira, 30 de junho de 2011

Experiência Precoce

Como a aprendizagem e a maturação quase sempre interagem é difícil separar os seus efeitos ou especifica as suas contribuições relativamente ao desenvolvimento psicológico. Com certeza, o crescimento pré-natal e as mudanças na proporção do corpo e na estrutura do sistema nervoso são antes produtos do processo de maturação que de experiências. Em contraste, o desenvolvimento das habilidades motoras e das funções cognitivas depende da maturação, da experiência e da interacção entre os dois processos.
A aquisição da linguagem e o desenvolvimento das habilidades cognitivas são, também, resultados da interacção entre as forças de experiência e de maturação.

Observações e teorias

Períodos críticos

Freud sublinhava que o desenvolvimento da personalidade era produto das experiências vividas na infância.
Os defensores do meio como factor preponderante na formação da personalidade, em oposição aos defensores da hereditariedade, propunham que à semelhança dos fenómenos de cunhagem que ocorre com as aves, o homem aprende a seguir um estímulo apenas se este lhe for apresentado durante um período de tempo crítico.
Após alguns estudos pode constatar-se que em alguns comportamentos a experiência precoce tinha pouco ou nenhum efeito, que noutros essa prática era benéfica, e noutros era mesmo prejudicial.
Portanto, deveria existir um meio termo entre estimular a criança a praticar novas actividades e relaxar, deixando que a natureza leve o seu próprio tempo, até porque a criança procura ser estimulada naturalmente, mostrando alegria quando o consegue.

Bases teóricas

Donald Hebb propôs um modelo teórico da organização da actividade neuronal, que sugeria que o desenvolvimento apropriado do cérebro só pode ocorrer se o organismo experimentar modificações do meio.
Assim, realçou a importância da experiência precoce no desenvolvimento cognitivo, pois viu o cérebro como algo desorganizado que se organiza gradualmente à medida que é estimulado.
Hebb constatou que existem diferenças significativas nos organismos, no que diz respeito à proporção entre áreas de estimulação e de associação, e que seres com maior número de áreas de associação são capazes de mais e maior variedade de aprendizagem do que os que tem maior número de áreas de estimulação.
David Krech demonstrou que, à semelhança de certas drogas, a estimulação do meio pode aumentar a capacidade de aprendizagem devido às alterações químicas cerebrais que provoca. Para isso, criou dois grupos de ratos: um em ambiente estimulante e outro em ambiente de estímulos homogéneos e no final sacrificou-os para comparar os seus cérebros. Verificou que o córtex dos ratos estimulados era mais volumoso, mais profundo, mais pesado e continha maior quantidade de uma enzima que prepara as células nervosas para novas transições neuronais, do que os ratos criados com estímulos homogéneos.
Joseph Altman desafiou a perspectiva tradicional de que as crianças recém nascidas possuem todos os neurónios que alguma vez terão. Verificou que minúsculas células nervosas desenvolvem-se no cérebro após o nascimento, proporcionando interconexões com algumas das células maiores.
Austin Riesen também demonstrou que o aparelho sensorial deve ser estimulado para que se desenvolva de forma apropriada. Realizou experiências com gatos e com chimpanzés, criando-os na completa escuridão o que provocou em ambas as espécies danos permanentes do aparelho visual. Este facto revela que a estimulação é mais importante à medida que evoluímos na escala filogenética.

O berço de Skinner

Skinner pedia aos pais para criarem os filhos na sua invenção de 1945, o berço de Skinner. Eram um compartimento com temperatura controlada, livre de germes, à prova de som, onde o bebé podia dormir sem cobertores. Contudo, neste berço o bebé contacta com um ambiente constante, podendo não lhe proporcionar uma variedade de estímulos enriquecedora, importante para o desenvolvimento intelectual.

Programa Head Start

Head Start é um programa americano de educação infantil para crianças em condições menos favorecidas.
O objectivo inicial do programa era elevar o nível das crianças carentes, de tal forma que, ao atingir a idade de ingresso no ensino fundamental, estivessem equiparadas àquelas que viviam em condições mais favorecidas. O programa adopta uma abordagem integral, oferecendo uma variedade de serviços educacionais, nutricionais, sociais e de saúde para crianças dos 3 aos 5 anos de idade e as suas famílias com rendas baixas.
Análises ao programa Head Start revelaram que este foi eficaz na melhoria do desempenho intelectual. Com o decorrer dos anos o programa produziu ganhos intelectuais e persistência nesses ganhos.
A conclusão mais importante é a de que o programa Head Start é eficaz a longo prazo, e pode realmente mudar as vidas das crianças de níveis socioeconómicos mais desfavorecidos.


1 comentário:

  1. Podemos concluir que é muito importante a interacção da criança com o meio e com os estímulos que ele oferece, para que possa ocorrer normalmente o seu desenvolvimento intelectual e fisiológico, pois sem esta estimulação o seu sistema nervoso e o seu aparelho perceptivo não poderiam evoluir. Apesar da enorme importância de todos os estímulos, é importante dar destaque aos estímulos visuais, pois são extremamente necessários nos primeiros tempos de vida, para que, como dizia Reisen, possamos “aprender a ver”.

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